2023 foi o ano mais quente da história

Agora é oficial: 2023 foi o ano mais quente desde 1850, quando as medições começaram. Em média, o planeta esteve 1,48 grau Celsius mais quente do que no período pré-industrial. A informação, que já era prevista, foi confirmada pela Agência Europeia do Clima.

E, segundo o que está registrado pelos cientistas em relatório, 2023 não só bateu a marca de ano mais quente, como também quebrou os recordes diários, mensais e anuais de temperatura.

Além disso, pela primeira vez, todos os dias do ano excederam em pelo menos um 1°C as temperaturas do período pré-industrial e em metade dos dias, os termômetros ficaram acima do limiar de perigo para extremos climáticos, que é de 1,5ºC, o que mostra que o ano foi de aquecimento brutal do planeta terra.

Aqui no brasil o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, também confirmou que 2023 foi o mais quente já registrado no país. De acordo com o órgão, a média do ano passado chegou a 24,92°C. Considerando a série histórica do instituto, iniciada em 1961, a média de temperatura do brasil é 24,23°C.

Para este ano de 2024, as perspectivas em relação ao aquecimento global não são nada boas. É dado como certo, pelos cientistas, que o ano será ainda mais quente que 2023 e com novos recordes de temperaturas.

OUÇA AGORA
Clique no play e curta a Nova Onda