A Central Guaçuana de Inteligência e Monitoramento foi inaugurada na Praça Antônio Giovani Lanzi, a Praça da Capela. O programa inicia com 95 câmeras de alta definição, sendo algumas de speed domes de alta performance instaladas em 50 pontos estratégicos da cidade. O evento contou com representantes da polícia militar, da polícia civil, entidades e vereadores.
O primeiro sistema integrado de vigilância por câmeras da cidade é vinculado às plataformas detecta, do Governo do Estado, e córtex, do Governo Federal, que somam a mais completa base de dados do país para fins de investigação e combate à criminalidade.
Da central de monitoramento, guardas civis municipais vão monitorar, 24 horas por dia, dezenas de câmeras espalhadas por toda a cidade, incluindo os principais corredores, vias de acesso e áreas de concentração de popular.
Tecnologia de ponta aliada aos serviços públicos de proteção ao cidadão, com equipamentos de filmagem em 360 graus, leitura e detecção de placas veiculares e integração entre as forças policiais, de emergência e resgate.
A partir de agora, todo veículo ou pessoa que passar por esses locais são monitorados e qualquer infração cometida será detectada e imediatamente comunicada às forças de segurança. A central é coordenada pela Guarda Civil Municipal.
A Central Guaçuana de Inteligência e Monitoramento recebeu o nome de subcomandante Luiz Carlos Dias, servidor com mais de 35 anos de serviços prestados à Guarda Civil Municipal.
Aplicativos
Vale lembrar que a central de monitoramento está conectada com as escolas por meio do aplicativo SOS Educação, quando acionado gera uma chamada imediata para a central de monitoramento. As escolas, a qualquer momento, poderão utilizar essa tecnologia ao identificarem qualquer ato suspeito. Será uma segurança a mais para professores e alunos.
Além do SOS Educação para as escolas, a central de monitoramento terá o dispositivo SOS Guardiã, sendo esse voltado para as mulheres vítimas de violência doméstica. A finalidade da central de monitoramento é a redução da violência na cidade e, consequentemente, dos índices criminais.