O setor do agronegócio brasileiro ganhou mais de meio milhão de trabalhadores em um ano. Pesquisa realizada pelo centro de estudos avançados em economia aplicada, o Cepea, com base em números oficiais do governo federal, revela que o país tinha, ao fim de 2022, mais de 18 milhões de trabalhadores atuando no agronegócio.
Esse contingente representa um aumento de praticamente 3% em relação ao registrado ao fim de 2021, equivale a um aumento de 509 mil postos ocupados É o maior número de postos ocupados no setor desde 2015, ano em que a população ocupada no agronegócio brasileiro totalizou mais de 19 milhões de pessoas.
O estudo do Cepea destaca ainda que o brasil chegou ao fim do ano passado com pouco mais de 98 milhões de pessoas ocupadas, considerando todos os setores da economia. Ao empregar quase 19 milhões dessas pessoas, a participação do agronegócio no mercado de trabalho brasileiro equivale a 19,35% do total.
Para a compreensão ficar mais fácil, dá para dizer que, de cada 10 trabalhadores do país, 2 ocupam postos no agronegócio brasileiro.