Até o dia de 30 de junho de 2023 estarão abertas as inscrições para o alistamento militar. Os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2023 (nascidos em 2005) devem se inscrever exclusivamente por meio do site de alistamento militar, acessando o link: alistamento.eb.mil.br.
Para a inscrição online, é necessário ter em mãos: CPF, carteira de identidade ou carteira de trabalho, comprovante de endereço com Cep, endereço de e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir seu certificado de alistamento militar para comprovação de sua inscrição junto às forças armadas.
O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro. Para quem não tem acesso ao um computador pessoal, a inscrição pode ser feita por um telefone celular, instalando o aplicativo de alistamento, disponível para os sistemas Ios e Android.
A documentação é a mesma para ambos os casos. Salienta-se que jovens nascidos em anos anteriores a 2005 somente poderão se alistar de forma presencial. Para isso, é necessário comparecer à sede da junta de serviço militar, que fica no acessa pedreira – terminal rodoviário.
É preciso portar os seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de endereço, número de celular próprio e e-mail particular. Há casos em que o alistamento só pode ser feito presencialmente, um deles é a de jovens que forem arrimo de família, ou seja, o único responsável pelo sustento da família.
Nessa situação é necessário apresentar um requerimento pedindo dispensa de incorporação e também apresentar documentos que comprovem sua condição. Outra situação é para os jovens com deficiência, de acordo com o ministério da defesa, para solicitar a dispensa a “pessoa com deficiência (PCD), entregará requerimento solicitando isenção do serviço militar e atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo Cid, que é a classificação internacional de doenças.
Caso a pessoa não tenha condição de comparecer a junta do serviço militar por incapacidade absoluta, ele poderá ser representado por tutor ou curador mediante procuração lavrada em cartório. A junta militar de pedreira funciona no prédio do acessa pedreira, situado junto ao terminal rodoviário, na rua Miguel Sarkis. Mais informações pelo telefone: (19) 3852-3429 de segunda a sexta, das oito horas da manhã às cinco horas da tarde.