Os aposentados e pensionistas do INSS devem ficar atentos para não ter o benefício suspenso ou cancelado indevidamente. É importante não deixar de movimentar o dinheiro, se por exemplo for necessário fazer uma viagem ou ocorrer algum contratempo.
O INSS pode suspender o pagamento quando o segurado deixa de sacar os valores por mais de dois meses. Outra situação, em que o benefício é cancelado, é quando o aposentado por invalidez volta a trabalhar. Esse tipo de aposentadoria é paga justamente porque a pessoa está impossibilitada de exercer uma atividade.
Já o trabalhador que foi exposto a agentes nocivos e recebe a aposentadoria especial, poderá ter um trabalho que não ofereça esse risco, sem perder o benefício.
Vale lembrar que a partir deste ano, o próprio INSS passou a fazer a prova de vida, por meio do cruzamento de informações sobre o cidadão.
Dessa forma, ela só precisa ser feita pelo aposentado ou pensionista que for convocado, mas antes é importante confirmar a necessidade do procedimento pelo telefone 135.