O botão guardião foi lançado em Itapira para mulheres e idosos em situação de vulnerabilidade social e vitimados por violência doméstica e que possuem medidas protetivas. A apresentação ocorreu durante a posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Defesa da Mulher e do evento Junho Violeta.
O botão guardião está inserido no programa segurança cidadã que é regulamentado pela Lei Municipal e que foi promulgado pelo prefeito Toninho Bellini no mês de abril. Trata-se de um aplicativo de smartphones que possui localização GPS e que quando acionado em virtude de perigo iminente é capaz de transmitir informações para o centro de operações e inteligência da guarda civil municipal como o local exato da vítima para que seja prontamente acionado e enviado até o local uma viatura da corporação.
O fornecimento do software se dará através de indicação do Poder Judiciário e da Secretaria de Segurança Pública Estadual no ato da aplicação das medidas protetivas contra os agressores. O botão guardião possui duas principais funções: a de oferecer mais segurança à vítima e funcionar como fator inibidor para os agressores.
Com objetivo de intensificar as ações de prevenção à violência e também o acompanhamento e atendimento das vítimas, em setembro de 2021 também foi instituída no município a “Ronda Guardiã Maria da Penha”, voltada para o atendimento prioritário das ocorrências envolvendo mulheres e idosos.
Duas viaturas serão adquiridas através de convênio com o governo federal e possuirão identificação própria. As guarnições contarão sempre com componente do sexo feminino e todos terão treinamento específico para atuarem junto a esse público alvo.
Adesão
A adesão ao botão guardião para mulheres com medidas protetivas será através do centro de referência especializado da mulher, que está situado à rua ribeiro de barros, nº 62, centro (em frente ao Parque Juca Mulato). O telefone para contato é o (19) 3843.2148.
Já para os idosos, ocorre por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social que está localizado na rua Francisco Glicério, n° 494, centro. Os telefones para contato são (19) 3863.8111, 9 9914.0689 e 9 8101.4771.