O Governo Federal quer tornar o brasil menos dependente de fornecedores estrangeiros de ingredientes farmacêuticos e equipamentos médicos.
O objetivo é fazer com que dentro de dez anos, os laboratórios nacionais produzam pelo menos 70% do que é utilizado pelo sistema único de saúde, o sus. A lista inclui vacinas e medicamentos, entre outros materiais destinados à área da saúde.
Hoje o Brasil importa cerca de 95% dos insumos do SUS, de acordo com dados da associação brasileira da indústria de insumos farmacêuticos. A expansão da produção será debatida pelo recriado grupo executivo do complexo econômico-industrial da saúde.
Ele é composto por 20 órgãos públicos, entre ministérios, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, e a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz.