Carnaval acontece do dia 18 a 21 de fevereiro

Após dois anos em “banho maria” por causa da pandemia, muitos brasileiros estão ansiosos pelo carnaval deste ano, que será entre os dias 18 e 21 de fevereiro.

Mas quem trabalha, terá direito a aproveitar os quatro dias de folia sem se preocupar em bater o ponto e cumprir o expediente?

A verdade é que a maior parte dos trabalhadores terá de contar com a boa vontade dos seus patrões, porque o carnaval não é considerado feriado nacional. No entanto, se houver lei estadual ou municipal que considere a data como feriado, aí os foliões terão direito a tirar folga.

Nas localidades onde a data não é considerada feriado, a segunda e a terça-feira, além da quarta-feira de cinzas, podem ser ou não definidas como dias de folga pelas empresas.

Nos locais onde o carnaval não é feriado, empresas e funcionários podem fazer acordo sobre os dias a serem trabalhados e as formas de compensação das horas.

Nesse caso, a empresa poderá exigir que o trabalhador compense as horas não trabalhadas em outros dias (com exceção do domingo), respeitado o limite máximo de duas horas extras diárias.

 

OUÇA AGORA
Clique no play e curta a Nova Onda