Conferência Municipal da Juventude acontece no dia 26 em Mogi Mirim

No próximo dia 26, no Centro Cultural de Mogi Mirim, vai ser realizada a “Conferência Municipal da Juventude” que, este ano, terá como tema “Reconstruir no presente, o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem-viver” e ficará a cargo do Comjuvemm (Conselho Municipal de Juventude de Mogi Mirim).

Para organizar o evento, foi realizada uma reunião entre o presidente do Comjuvemm, Ezequiel Willian Pinheiro dos Santos, além de representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e da Casa dos Conselhos Municipais. De acordo com Maria Aparecida Rossi, coordenadora da CCM, mais de 100 jovens são esperados para este evento.

Eles formarão as mesas temáticas onde ocorrerão os debates dos 12 principais eixos propostos para esse encontro, como o direito à cidadania, à participação social, política e a representação juvenil, o direito à educação, à profissionalização, trabalho e renda, à diversidade e igualdade, o direito à saúde, à cultura, à comunicação e liberdade de expressão.

Também estarão em pauta o direito ao desporto e ao lazer, à mobilidade, à sustentabilidade e meio ambiente, à segurança pública e acesso à justiça. Por último, os jovens irão debater o Sinajuve (Sistema Nacional da Juventude). Esta entidade tem, como objetivos primordiais, a promoção da intersetorialidade e a transversalidade das ações, projetos e programas destinados à população jovem.

Também visa estimular o intercâmbio de boas práticas que promovam os direitos previstos no estatuto da juventude, ampliação do conhecimento sobre a juventude e, por fim, incentivar a cooperação entre os poderes executivo, legislativo e judiciário, o ministério público e as defensorias públicas da união e dos estados para a observância do estatuto da juventude.

 

OUÇA AGORA
Clique no play e curta a Nova Onda