Detectores de metal nas escolas municipais em Jaguariúna

A prefeitura de Jaguariúna começou a utilizar detectores de metal nas escolas da rede pública. O protocolo de uso dos equipamentos, elaborado pela secretaria municipal de segurança pública, estabeleceu as diretrizes e condições para a utilização dos detectores nos estabelecimentos de ensino.

Segundo o protocolo, a medida é destinada “exclusivamente à preservação da segurança e à prevenção de atos de violência e outros que ponham em risco a segurança de professores, alunos, colaboradores e demais pessoas que adentram as unidades escolares”.

De acordo com a secretaria municipal de educação, a prefeitura adquiriu em julho deste ano 126 detectores de metal portáteis. Os equipamentos estão sendo utilizados por servidores das escolas, que passaram por treinamento para a correta utilização dos equipamentos.

O uso dos equipamentos está sendo feito sempre de forma aleatória, sem que haja previsibilidade. Segundo a secretaria de segurança pública, a medida é necessária para “manter o fator surpresa” e não permitir que possíveis agressores saibam quando as inspeções são feitas.

A medida integra um pacote de ações que foram adotadas pela administração para aumentar a segurança nas escolas da cidade e tranquilizar a comunidade escolar depois de ataques a unidades de ensino em São Paulo e Santa Catarina, registrados em abril deste ano.

OUÇA AGORA
Clique no play e curta a Nova Onda