Com o aumento gradual das temperaturas nesta época do ano, um animal, que causa pesadelos e muito medo aos humanos, volta a ser visto com maior frequência. Trata-se do escorpião, responsável por muitos acidentes na região.
Também neste mês de agosto é realizada a semana de combate ao escorpianismo, de 28 de agosto a 1º de setembro, com ações e palestras promovidas pelo centro de controle de zoonoses, órgão subordinado à secretaria municipal da saúde. Nesta semana, por exemplo, nesta quarta-feira, dia 16, o CCZ faz buscas e captura de escorpiões no cemitério municipal.
O local concentra uma grande população de escorpiões, mas na primeira coleta, realizada na noite da última segunda-feira, dia 14, foram encontrados apenas 15 indivíduos. Ainda dentro da semana de combate ao escorpianismo, está agendada uma palestra na santa casa, no próximo dia 28, para abordar o assunto.
Em caso de acidentes com escorpiões, as pessoas devem procurar, imediatamente, a upa (unidade de pronto atendimento), onde há o soro antiescorpiônico.