Estudo sobre o celular no trânsito

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o telefone celular é responsável por quase 50% das atividades que resultam em falha de atenção ao conduzir  – uma qualificação técnica para o desvio da atenção do motorista.

O condutor que digita uma mensagem de texto chega a ficar, em média 4,5 segundos sem prestar atenção na via e, dependendo da velocidade, poderá percorrer até 100 metros absolutamente desatento – tempo e distâncias suficientes para atropelar pedestres, ciclistas e colidir com outros veículos.

O estudo também aponta que enviar mensagens pelo Whatsapp, conduzindo um veículo à 80 km/h, equivale a estar dirigindo com os olhos vendados por um percurso das dimensões de um campo de futebol oficial.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso de celular ao volante é uma infração gravíssima. A multa é de R$ 243,47 e o condutor leva sete pontos na carteira nacional de habilitação (CNH). Seja um motorista consciente. Evite acidentes. Não faça uso do celular ao volante!

OUÇA AGORA
Clique no play e curta a Nova Onda