“Hey Hey Rise Up”: Em apoio à Ucrânia, Pink Floyd lança primeira música inédita após 28 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Depois de quase três décadas sem novos lançamentos, a banda Pink Floyd disponibilizou na última quinta-feira (7) a música “Hey Hey Rise Up”. Com os vocais de Andriy Khlyvnyuk, da banda ucraniana Boombox, o projeto busca arrecadar donativos para levar ajuda humanitária à Ucrânia, que sofre com os ataques incessantes da Rússia.

O clipe mostra a banda tocando a faixa enquanto a bandeira ucraniana é projetada sobre eles. O vídeo intercala as cenas dos músicos com imagens do conflito armado, que foi iniciado em fevereiro deste ano após a ordem do presidente russo.

Confira:


“Nós, como tantos outros, temos sentido a fúria e frustração desse ato vil de um país democrático e independente sendo invadido e tendo seu povo assassinado por uma das maiores potências mundiais”, disse  David Gilmour, guitarrista e vocalista do Pink Floyd, em declaração.

“Espero que [a música] receba grande apoio e publicidade. Queremos arrecadar fundos para instituições de caridade humanitárias e elevar a moral. Queremos expressar nosso apoio à Ucrânia e, dessa forma, mostrar que a maior parte do mundo pensa que é totalmente errado uma superpotência invadir o país democrático e independente que a Ucrânia se tornou”, reforçou o músico, que tem uma nora e netos ucranianos.

Esta é a primeira faixa inédita da banda inglesa desde o lançamento do álbum “The Division Bell”, em 28 de março de 1994. Mesmo com críticas negativas, o disco alcançou o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido e dos Estados Unidos.

Eles são reconhecidos como um dos primeiros grupos de música psicodélica da Inglaterra, tendo grande influência em gêneros como rock progressivo e música ambiente. Apesar de não estarem mais juntos oficialmente, os artistas costumam se reunir esporadicamente para revisitar seu repertório.
 
Fonte: Papel Pop / Gabriel Fraga
OUÇA AGORA
Clique no play e curta a Nova Onda
Open chat