Inscrições para 17 oficinas gratuitas já estão liberadas em Limeira

Começou na última segunda-feira, dia 4, as inscrições para 17 oficinas gratuitas nas áreas de artesanato, audiovisual/cinema, canto coral, dança, fotografia, moda, música, teatro, yoga e circo. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

A iniciativa acontece em 9 bairros e disponibiliza 380 vagas. As inscrições acontecem de Segunda-feira a Sexta-feira, das 08h00 ao 12h00 e da 13h00 às 17h00, nos locais em que as oficinas são oferecidas, por ordem de chegada, mediante preenchimento de ficha de inscrição.

Confira abaixo os locais das inscrições:
 
ARTESANATO
OFICINA: ÁRVORE DE MANDALAS – 20 vagas
Coordenação: Valéria Espinhara
Período: 17/8 a 23/11 – quartas-feiras – 18h30 às 20h
Público Alvo: Interessados, a partir de 16 anos
Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

Desenvolver a concentração, criatividade, além de habilidades e descobertas expressivas ao tecer mandalas. Confeccioná-las permite exercer sua autonomia e individualidade e sua marca pessoal.

Valéria Espinhara é artesã e atriz, fotógrafa e graduanda em Artes Visuais. Há alguns anos vem se dedicando ao artesanato com linhas e plantas. Criou a marca “Atêlie Arte com Plantas”, que busca expressar sua arte desenvolvendo a criatividade, a harmonia e a beleza em conexão com a natureza. Fez no SENAC, Introdução ao Paisagismo e o curso de Arranjos Florais.

Coordenação: Hellen Feola
Período: 13/8 a 12/11 – sábados – 9h30 às 11h
Público Alvo: Interessados, a partir de 16 anos
Local: Casa da Cultura 1 – Rua Renato Moreti, 222 – Parque Nossa Sra. das Dores 

A oficina trabalha a proposta de pintar e ressignificar peças, sejam de reúso ou novas, transformando-as em lindas peças de decoração. Serão desenvolvidos diferentes tipos de pátinas: provençal, demolição e envelhecida.

Hellen Feola possui formação em Design de Interiores, atuando como artesã há mais de 10 anos no ramo da decoração. Entre os trabalhos estão restaurações, customização e pinturas artísticas em peças de madeira.

*Inscrições feitas no próprio local e na EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Arte
 
AUDIOVISUAL / CINEMA
OFICINA: A ESCRITA DE CINEMA – 20 vagas
Coordenação: Marcella Georgini
Período: 13/8 a 12/11 – sábados – 14h às 16h
Público Alvo: Iniciantes, a partir de 16 anos
Local : EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

Para quem gosta de escrever e de cinema. Como se escreve um filme? Nesta atividade serão abordadas alguns dos principais elementos da escrita de roteiros de cinema. A partir de bases teóricas e práticas apresentadas, os participantes serão desafiados a experimentar a escrita de cena.

Marcella Georgini é dramaturga, roteirista, atriz e arte educadora, formada em Artes Cênicas pela USP – Universidade de São Paulo. Atualmente atua como dramaturga e roteirista no Grupo Noite em Queda (USP) (@noiteemqueda) e pesquisa a área do Teatro-Educação.

OFICINA DE CANTO CORAL INFANTIL “O ENCANTO DA VOZ” – 20 vagas
Coordenação: Luciano Filho
Período: 4/8 a 24/11 – quintas-feiras – 17h30 às 18h30
Público Alvo: Crianças de 8 a 12 anos.
Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”
 
OFICINA DE CANTO CORAL “O ENCANTO DA VOZ”- 20 vagas
Coordenação: Luciano Filho.
Período: 4/8 a 24/11 – quintas-feiras – 19h às 20h
Público Alvo: Interessados na área, a partir de 12 anos
Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori” 

O “Encanto da Voz” é um projeto de iniciação musical para todas as idades. Serão passadas as teorias de um curso musical, passando por etapas práticas e ensaios, chegando ao final com a montagem de um coral que se apresentará num espetáculo aberto ao público. O projeto é aprovado pelo ProAC (Programa de Apoio a Cultura do Estado de São Paulo), patrocinado pela empresa Nacional Tubos e Produção da Sexto Produções com apoio da Prefeitura Municipal de Limeira.

Luciano Filho é músico e maestro. Formado em Música/Piano pela Unicamp – Campinas e Piano Erudito e MPB Jazz pelo Conservatório Dramático de Tatuí. Estudou Composição com Edmundo Villane Côrtes na ULM e também na Unicamp. Regência com Dario Sotello (maestro da orquestra de sopros de Tatuí). Fez as trilhas cinematográficas para o seriado “Ser tão Paulista” da EPTV (Rede Globo). Acompanhou os artistas: “Chrystian & Ralf” e os arranjos para o DVD de “Tinoco e Mazinho Quevedo” pela EPTV, além de ser um dos maestros da Orquestra Filarmônica de Rio Claro.

OFICINA: BALÉ – MEUS PRIMEIROS PASSOS  – 20 vagas
Coordenação: Aline Savazzi
Período: 9/8 a 25/10 – terças-feiras – 9h às 10h30
Público Alvo: Crianças de 4 a 6 anos
Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

Através dos movimentos leves e expressivos, o participante potencializa aspectos físicos, cognitivos e sociais. Nessa oficina será proposto jogos, brincadeiras e atividades dirigidas, abordando o ensino do Balé Clássico e diferentes manifestações da cultura corporal de movimentos para se vivenciar a dança de forma global em todas as suas potencialidades.
Aline Savazzi é formada em Educação Física. Professora de Balé, Jazz e Dança contemporânea a 20 anos. Atua como professora de ginástica, pilates, yoga e exercício funcional, realizando atendimentos em grupo e particular. Participou de cursos e workshops por todo o Brasil.

OFICINA: DANÇA DE SALÃO – FORRÓ E SERTANEJO – 20 vagas
Coordenação: Fernando Almeida
Período: 25/8 a 17/11 – quintas-feiras – 19h às 21h
Público Alvo: Interessados, a partir de 16 anos
Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

Trabalhar ritmos populares da Dança de Salão como o Forró e o Sertanejo, desenvolvendo a elegância no comportamento, postura e condução, regras de etiqueta e exercícios de ritmo que são essenciais nas danças de salão. O objetivo é que o participante experimente novas formas de expressão corporal, comunicação e interação social, onde irão descobrir os grandes benefícios que a dança de salão proporciona a seus praticantes.

Fernando Almeida é professor de Dança na área a 16 anos. Possui graduação no curso de Capacitação em Dança de Salão pela Faculdade SPEI de Curitiba. Durante sua trajetória participou de diversos cursos com: Carlinhos de Jesus, Jaime Aroxa, Marcelo Granjeiro, Fabiano Vivas, Marcelo Chocolate, Sheila Aquino, entre outros… É proprietário do Almeida & Cia – Escola de Dança em Limeira.

OFICINA DE DANÇAS URBANAS: LOCKING, POPPING E BREAK – 20 vagas
Coordenação: Anselmo Lima
Período: 26/7 a 29/11 – terças-feiras – 19h às 20h
Público Alvo: Interessados, a partir de 14 anos
Local: Parque Cidade de Limeira – Rua João Kuhl Filho, 461 – Vila São João

Além de instruir e também difundir a Dança Urbana e os estilos; Locking, Popping e Break, está oficina se propõe a ensinar os conceitos e os passos básicos através de aulas práticas e teóricas, objetivando que os participantes estejam aptos a dançarem coreografias até o fim da atividade.
Anselmo Lima é Dançarino, Coreógrafo, Instrutor de Danças Urbanas e Street Dancer Profissional. É Diretor da Cia. Authentic H2. Trabalha como instrutor de Dança em projetos culturais e academias na região de Campinas, ministrando aulas e Workshops nas cidades de Americana, Santa Bárbara do O´este, Sumaré e Limeira. Participou e recebeu prémios em diversos eventos da área no Brasil e Exterior.

OFICINA DE FOTOGRAFIA: SELFIE FEMININA – 20 vagas
Coordenação: Valéria Espinhara
Período: 9/8 a 29/11 – terças-feiras – 19h às 20h30
Público Alvo: Mulheres interessadas, a partir de 16 anos
Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

Esta oficina propõe uma reflexão sobre mulheres enquanto artistas no campo da fotografia contemporânea. O objetivo é explorar possibilidades poéticas e críticas do auto registro, nos múltiplos ambientes por onde mulheres circulam, levando-as ao desenvolvimento da percepção de si mesmas, suas potencialidades, do olhar peculiar sobre a própria imagem, sobre as coisas que se vive, que se sente.
Valéria Espinhara é artesã e atriz, fotógrafa e graduanda em Artes Visuais. Atuou mais de 10 anos como Arte Educadora em diversas instituições. Em 2016 fez o registro e em vídeo da Oficina Clown/Katina Souza, realizada no Centro Cultural do Brasil na cidade de LIMA-Peru. Participou por diversas vezes no Festival Audio Visual Miguel OBVIOLS – Catalunha – Espanha. Em 2019 fotografou e participou como atriz e fotógrafa do Festival Internacional de Las Artes Callejeras Artecalle 2019 – Cuenca – AZuay – Equador.

OFICINA DE MODA: AMARRAÇÃO DE TURBANTES – 20 vagas
Coordenação: Jéssica Alves
Período: 3/11 a 1/12 – quintas-feiras – 19h às 21h
Público Alvo: Interessados na área, a partir de 14 anos
Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, além do resgate histórico, a atividade apresenta vários tipos de amarração, da mais simples para a mais glamorosa, além da história africana e apresentação de alguns acessórios.

Jéssica Alves é artesã e proprietária da J.A Moda. Proprietária da J.A. Moda Afro, trabalhando com peças feitas artesanalmente com tecidos africanos, dentre eles brincos, colares, turbantes, pulseiras e vestimentas. Participou de algumas feiras  sociais, encontros e eventos Afros.

OFICINA DE MÚSICA: MARACATU DE BAQUE VIRADO – 20 vagas
Coordenação: Lucas Barel
Periodo: 24/8 a 30/11 – quartas-feras – 18h30 às 20h
Público Alvo: Interessados, a partir de 14 anos
Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

Oficina que tem como foco, essa manifestação tradicional brasileira, abordando aspectos culturais, históricos e musicais. Pretende-se também ampliar o repertório artístico-cultural de cada participante com vivências reflexivas e prática sobre a Cultura Popular e Cultura Afro Brasileira.
Lucas Barel é Educador, músico/compositor, produtor, brincante e pesquisador da cultura popular Brasileira; formado em História pela Universidade Metodista. Estudou Percussão Popular no Conservatório de Tatuí e Educação musical na UFSCar. É fundador do Baque do Zé Limeira; integrante do Cakarecos, Cirandeiros, Encatoria, da Cia de Reis São Lucas, do Semente do Jogo de Angola e da Nação do Maracatu Leão da Campina.

OFICINA: FAZER TEATRAL – 20 vagas
Coordenação: Leandro Bonin
Período: 15/8 a 21/11 – segundas-feiras – 19h às 20h30
Público Alvo: Interessados em Teatro, a partir de 13 anos
Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

Oficina prática. Por meio de jogos teatrais e dinâmicas de improvisação, permite com que o participante desenvolva suas habilidades de trabalho em equipe, auto conhecimento, comunicação, socialização e concentração.
Leandro Bonin é ator e arte educador, com formação em Artes Dramáticas e pós-graduado em Arte Educação. Como ator, participou de musicais e inúmeras peças de teatro, onde recebeu diversos prêmios como Melhor ator coadjuvante e Melhor ator. No cinema, participou de três curtas. como Arte Educador, trabalhou pelo CEPROSOM, Academia Hard Dance, Life Circo – Piracicaba e Aril.  Também é servidor da Secretaria de Cultura.
Coordenação: Nina Rocha
Período: 27/8 a 26/11 – sábados – 14h às 16h
Público Alvo: Interessados em artes cênicas, a partir de 14 anos
Local: EMCEA – Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”
Oferece ferramentas teóricas-práticas para desenvolvam a criatividade. Será realizado um trajeto do roteiro à realização, passando por atividades de auto escrita, leituras, análise objetiva de textos, roteiros/dramaturgia e aplicação da criatividade à cena, através de jogos teatrais, jogos de cena, exercícios de expressão corporal e vocal.
Nina Rocha é atriz, escritora, arte educadora, Bacharel em Artes Cênicas pela UEL – Universidade Estadual de Londrina e pós graduada em Arte Educação. Desenvolve sua carreira nas áreas da palhaçaria feminina, teatro físico, de animação e atuações em cinema e televisão. Atualmente se divide enter Brasil e Portugal realizando sua arte em ambos os países.
Coordenação: Fabiano Lodi
Público Alvo: Interessados em teatro, a partir de 13 anos.

Local 1: E.E. José Marciliano da Costa Junior – Rua Vereador Samuel Berto, 1280 – Jardim Orestes Veroni
Local 2 : E.E. Maria de Santo Inocêncio Lima – Rua Antônio Jorge Loureiro, 303 – Jardim Ouro Verde

O projeto Jovem em Cena cria um espaço para o aprendizado e desenvolvimento de técnicas fundamentais para a formação de jovens atores, com ênfase no trabalho corporal e vocal, criação de cenas a partir de exercícios de improvisação e composição.
Fabiano Lodi é diretor teatral, mestre em Arte-Teatro pela UNESP e graduado em Artes Cênicas pela UDESC. Possui extensa formação artística, com experiências como ator, professor, produtor e pesquisador. É responsável pela Leneus Produtora de Arte, criada em 2010,  onde realiza, representa e gerencia projetos de artes cênicas e música. Desde 2005, desenvolve um trabalho continuado de pesquisa sobre procedimentos práticos em direção teatral, envolvendo os métodos Suzuki e Viewpoints.
A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
* Horários e datas a confirmar posteriormente.
 
YOGA PARA MELHOR IDADE
OFICINA DE YOGA “BEM VIVER” – 20 vagas
Coordenação:Aline Savazzi
Período: 21/8 a 23/10 – domingos – 9h às 10h
Público Alvo: Interessados, a partir de 60 anos
Local: Paço Municipal (Edifício Prada – Gramado) – Rua Prefeito Doutor Alberto Ferreira, 179

O Yoga é uma alternativa para quem busca ter uma vida saudável. Prática milenar que equilibra corpo e mente. Sua prática ganha cada vez mais adeptos, com posturas simples aliadas a respiração, concentração e relaxamento.
Aline Savazzi é formada em Educação Física. Professora de Balé, Jazz e Dança Contemporânea a 20 anos. Atua como professora de ginástica, pilates, yoga e exercício funcional, realizando atendimentos em grupo e particular. Participou de cursos e workshops por todo o Brasil.

OFICINA: O CIRCO E SUAS POSSIBILIDADES – 20 vagas
Coordenação: Hugo Delariva / Cia Pé de Cana
Período: 12/8 a 11/11 – sextas-feiras – 13h às 14h30
Público-Alvo: Crianças, com idade entre 7 e 12 anos
Local: EMEIEF Martin Lutero – Via Martim Lutero – LIM 253

Trabalha a conscientização corporal, expressão artística-cultural e as inúmeras possibilidades envolvendo o corpo, o espaço e seus objetos, buscando durante todas as atividades propostas o divertimento, o lazer e o bem estar que as artes e as atividades físicas proporcionam.
Hugo Delariva é palhaço, acrobata, malabarista e musicista, formado pela ENC – Escola Nacional de Circo do RJ. Também possui curso técnico em Artes Dramáticas pelo SENAC, atuando a mais de 10 anos na área. É também um dos fundadores da Cia Pé de Cana, que atua na pesquisa do circo de Rua. É um amante das artes e um pesquisador do Circo e suas possibilidades.
* Inscrições feitas no próprio local
 
OFICINA DE PASSINHO FLASHBACK – 20 vagas
Coordenação: Grazi Mendes
Período: 14/9 a 23/11 – quartas-feiras – 18h30 às 20h30
Público alvo: Interessados, a partir de 16 anos
Local: Pavilhão do Feirante – Avenida Frei João das Mercês, 614-624 – Parque Nossa S das Dores

A finalidade é estimular a atividade física e artística que é a dança, melhorando habilidades motoras e psicológicas, através do ensino de sequencias de movimentos com músicas e características que remetem as décadas de 70´, 80´ e 90´.
Grazi Mendes é formada em Balé Clássico, Jazz e Dança de Salão. Iniciou na dança aos 4 anos, e desde então fez diversos cursos para aprimoramento. Ministrou aulas de Ballet, Jazz, Ritmos (axé, funk pop) e vários ritmos da Dança de Salão.
* Inscrições feitas na Casa da Cultura 1 e na EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Arte.
 
DANÇA / FUNK
OFICINA DE DANÇA: SE LIGA NO FUNK – 20 vagas
Coordenação: Zeca Johnes
Período: 1/9 a 24/11 – quintas-feiras – 19h às 20h30
Público Alvo: Interessados, a partir de 16 anos
Local: Centro Comunitário Geada – Avenida Prefeito Ary Levy Pereira, s/nº – Parque Residencial Belinha Ometto

Esta atividade tem o objetivo de difundir e valorizar a cultura da periferia, quebrando preconceitos e assim mostrar a dimensão artística e cultural desde gênero e sua constante tentativa de criminalização, assim como, de forma dinâmica serão apresentados os principais passinhos que integram o estilo Funk Nacional, além das técnicas de dança base para que os interessados possam participar de batalhas com estilo, conhecimento e personalidade.
 
Informações
 
EMCEA
Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”
Rua Boa Morte, 471, Centro – (19) 3441-5493
PRACINHAS DA CULTURA (CEU)
Avenida Prefeito Ary Levy Pereira, Parque Res. Belinha Ometto –  (19) 3441-5493
CASA DA CULTURA “OSWALDO SALIBE”
Rua Renato Moreti, 222, Parque Nossa Sra. das Dores – (19) 3453-9009 / 3441-5493
CASA DA CULTURA 2
Rua Alberto Pelegrino, 37, Jardim Vista Alegre – (19) 3442-8470 / 3441-5493
OFICINA: PÁTINA EM MADEIRA – 20 vagas
CANTO CORAL
DANÇA  /  BALÉ – BABY CLASS
DANÇA / DANÇA DE SALÃO
DANÇA /  URBANA-RUA
FOTOGRAFIA
MODA
MÚSICA / MARACATU
TEATRO
OFICINA DE TEATRO: INICIAÇÃO À ARTE DO ATOR – 20 vagas
PROJETO JOVEM EM CENA: VIVÊNCIA TEATRAL
CIRCO
DANÇA / PASSINHO
Zeca Jhones é dançarino e arte educador. Profissional nos estilos samba rock e danças urbanas, além de conhecimento em mídias digitais e arte educação. Co-fundador do Projeto “Samba Rock in Limeira. Arte Educador em diversos projetos socioeducativos com crianças, adolescentes jovens e idosos.
* Inscrições feitas na Pracinha da Cultura (CEU) e na EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Arte.

OUÇA AGORA
Clique no play e curta a Nova Onda