A prefeitura municipal de Aguaí por meio da secretaria de saúde aderiu a campanha estadual de prevenção a hanseníase, no qual disponibiliza informações de conscientização e prevenção da doença.
Janeiro foi o mês designado e dedicado a ressaltar a importância da conscientização, prevenção e tratamento precoce dessa doença, por isso foi nomeado como janeiro roxo.
O tratamento é gratuito e disponibilizado pelo sus. Em aguaí o atendimento é realizado nas seis unidades básicas de saúde do município.
Sobre a doença
A hanseníase é uma doença crônica transmissível causada por uma bactéria e se não for tratada pode resultar em incapacidades físicas.
Os principais sinais e sintomas da hanseníase são: áreas da pele com manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas que não coçam e não doem com diminuição de sensibilidade ao toque, à dor, ao calor e ao frio. Apresenta rarefação de pelos, anidrose (pele sem suor) e áreas de dormência.
Hanseníase em São Paulo
O brasil ocupa a 2ª posição no mundo em maior número de casos, entre os países que diagnosticam a doença, ficando atrás somente da Índia. Em São Paulo, a coordenação das ações de controle da hanseníase é de responsabilidade da divisão de hanseníase do centro de vigilância epidemiológica, órgão ligado à coordenadoria de controle de doenças da ses/SP.
De acordo com dados da divisão de hanseníase do CVE, foram diagnosticados em 2021, 936 casos de hanseníase no território paulista, uma redução de 20% em relação a 2019, devido à pandemia. A taxa de cura no estado é de 90%.