Mais de 30 armas são entregues por dia de forma voluntária no Brasil

Pouco mais de mil e 600 armas de fogo já foram entregues de forma voluntária pela população civil às autoridades policiais somente este ano. Na média, são 37 armas de fogo entregues por dia.

No nosso País, qualquer pessoa que tenha uma arma de fogo, com ou sem registro, munição ou acessórios de armas, pode entregar tudo a instituições credenciadas para destruição.

Quem faz a entrega de forma voluntária é, inclusive, indenizado com valores que variam de R$ 150,00 a R$ 450,00, dependendo do tipo da arma.

Entre as instituições que recebem esses itens, estão a Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Militar e Polícia Civil, além dos Bombeiros e da Guarda Municipal.

De acordo com levantamento mais recente divulgado pelo Instituto Sou da Paz, o Brasil se aproxima de 3 milhões de armas em acervos particulares.

Ou seja, não são armas em posse de órgãos públicos, mas que pertencem, por exemplo, a pessoas com registro de caçadores, atiradores desportivos e colecionadores, os Cacs e cidadãos comuns com registro para defesa pessoal.

OUÇA AGORA
Clique no play e curta a Nova Onda