Mais de 2 milhões de famílias foram incluídas no Bolsa Família este ano por meio da ação de busca ativa, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
O trabalho é em conjunto com a rede de assistentes sociais e realiza a busca ativa indo fisicamente até onde vivem as famílias mais vulneráveis para cadastrá-las nos programas sociais do Governo.
Dessa forma, essas famílias se juntam as mais de 21 milhões que recebem os benefícios do Bolsa Família. Apenas em outubro, mais de 14 bilhões de reais serão investidos no programa, que tem benefício médio de R$ 688, 97 centavos. A maior parte das famílias beneficiadas está na região nordeste: são quase 10 milhões de famílias.
Em seguida aparecem a região Sudeste, com 6,4 milhões; a região Norte, com 2,6 milhões; a região Sul tem cerca de 1 milhão e 500 mil e o Centro-oeste aparece por último com 1,18 milhão de famílias beneficiadas.
No total, 5 mil 570 municípios serão atendidos pelo Bolsa Família em outubro. Os pagamentos seguem até o dia 31 com base no final do Número de Identificação Social, o Nis.