Quase 10 milhões de pessoas vivem em áreas de risco no Brasil

Quase 9 milhões de pessoas no Brasil vivem em área de risco. É o que indicam dados de levantamento da Casa Civil e do Ministério das Cidades. Ao todo, 1.942 municípios, o equivalente a cerca de três em cada 10 cidades do país, têm parte da população em regiões onde há risco de deslizamentos, enxurradas e enchentes.

A maior parte dessas cidades está no Nordeste e no Sudeste, principalmente em regiões próximas ao litoral e nas áreas de serra. Essas localidades de maior vulnerabilidade abrigam em torno de 9 milhões de pessoas.

Foram considerados no atual estudo, que mapeia as áreas de risco, dados de órgãos como o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais e a Agência Nacional de Águas.

Os ministérios do Desenvolvimento Regional, da Ciência, Tecnologia e Inovação, de Minas e Energia e do Meio Ambiente também colaboraram.

O Governo deve apresentar nos próximos dias o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil e essas cidades listadas no estudo devem ser priorizadas, com objetivo de evitar desastres.

OUÇA AGORA
Clique no play e curta a Nova Onda