A Secretaria de Saúde está realizando neste mês, também chamado de “Agosto Dourado”, atividades de orientação e estímulo à amamentação. Para comemorar a data, haverá atividades de reflexão e planejamento, onde o objetivo é reforçar verdades e desmitificar conceitos populares.
Também serão discutidas formas de como as mães podem ser incentivadas a amamentarem seus filhos nas unidades básicas de saúde. Outra meta da secretaria de saúde é fazer com que os profissionais da saúde se tornem, cada vez mais, agentes multiplicadores e que sensibilizem as mães sobre a importância da amamentação de seus filhos.
Para atingir este objetivo, será realizado no auditório da Secretaria de Saúde, nos próximos dias 29 e 30, às sete e meia da manhã e uma hora da tarde, respectivamente, encontro que terão como interlocutora a fonoaudióloga Suzana Maria Martiniano.
De acordo com a enfermeira Sônia Santos, coordenadora do Núcleo de Educação permanente e humanização da secretaria, está sendo esperado para esses encontros, cerca de 10% dos trabalhadores da saúde.
Ela informou ainda que as inscrições já estão abertas até o dia a próxima sexta-feira, dia 25, das sete e meia da manhã ao meio-dia. Os interessados deverão acessar um formulário disponível no facebook da prefeitura de Mogi Mirim.
O leite materno, segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), deve ser o alimento exclusivo do recém-nascido até seis meses de vida, sendo ideal a continuação da amamentação até os dois anos do bebê.
Neste mês, a campanha agosto dourado reforça que o leite materno concentra todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê, com destaque para antimicrobianos, anti-inflamatórios, enzimas digestivas, além de vários tipos de hormônios.