A partir da zero hora desta quarta-feira, dia 8, turistas e visitantes terão de pagar taxa para permanecer por mais de quatro horas em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo.
A cidade, um dos principais destinos do verão Paulista, tem 102 praias catalogadas. A prefeitura criou uma taxa de preservação ambiental para compensar os impactos gerados pelo alto fluxo de turistas, sobretudo na alta temporada, como agora.
A tarifa básica para carros é de r$ 13 por período (entrada e saída).
A cobrança da taxa será feita por um sistema semelhante ao da cobrança eletrônica, o tag, dos pedágios de rodovias, instalados nos principais acessos da cidade.
Além do dispositivo (tag) instalado no para-brisas do veículo, o turista pode fazer o pagamento diretamente no site da empresa.
O interessado também pode comprar as diárias antecipadamente. Se não fizer nada disso e ficar mais de 4 horas na cidade, ele receberá a cobrança no endereço do seu carro.