Desde o início deste ano, as secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura têm recebido a doação voluntária de mudas de árvores nativas, realizada por munícipes que possuem as espécies em suas propriedades. Já foram recebidas mais de trezentas mudas das espécies Ipê-Roxo e Pau-Brasil por doação voluntária, além das mudas entregues como medida de compensação por corte de árvores, de acordo com a lei municipal de arborização.
As mudas recebidas estão sendo cultivadas no antigo viveiro do horto florestal, que foi reativado em 2021, com a mudança das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura para o local. Com essa reativação, além do viveiro municipal do mirante, que permanece ativo, a prefeitura de Mogi Mirim investe no aumento do cultivo de árvores, principalmente nativas.
Posteriormente, os plantios dessas mudas serão realizados com o objetivo de ampliar a cobertura arbórea do município e seus benefícios, de acordo com o plano municipal de arborização urbana de Mogi Mirim, elaborado em 2022.
Qualquer munícipe que tiver mudas ou sementes de árvores nativas em sua propriedade e tiver interesse em doá-las, pode ir diretamente às secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, pela rua Sete de Setembro, 894 – bairro Aterrado, ou entrar em contato pelo telefone 3814-1334 e agendar a entrega ou a retirada das mudas.
Também é possível retirar mudas para plantar em sua calçada, residência ou propriedade, diretamente no viveiro municipal, localizado na rua Joaquim Guerreiro Dias, 111 no bairro do Mirante. Lembrando que todo plantio de árvores em áreas públicas deve ser previamente autorizado pela engenheira florestal da secretaria de meio ambiente de Mogi Mirim através do e-mail arboriza@mogimirim.sp.gov.br